No capítulo 01, a autora Maria Célia Borges afirma que o cotidiano da escola brasileira encontra-se marcado

pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos, os quais são marginalizados. E, ainda, “continuamos a discriminar os alunos que não damos conta de ensinar.” (MANTOAN, 2003, p. 28). A autora afirma ainda que, o Sistema Educacional democratizou o acesso à escola, porém ainda não conseguiu garantir o acesso à aprendizagem para todos. Comente a afirmação da autora, respondendo às duas questões a seguir, de forma fundamentada e demonstrando sua compreensão a respeito do paradigma da Educação Inclusiva. Respondendo: O que ela quer dizer ao afirmar que o Sistema Educacional democratizou o acesso à escola? E o que ela quer dizer ao afirmar que o mesmo sistema não conseguiu garantir o acesso à aprendizagem para todos.

1 Resposta

  • Aryanemendes

    Ao afirmar que o Sistema Educacional democratizou o acesso a escola ela nota que a gestão democrática não é facultativa pois deve ser colocada em prática, ou seja, é importante que nossa educação siga nossa constituição federal, onde todos os indivíduos de uma sociedade devem ter direito a educação.

    A partir da democratização do acesso a escola, o Estado passa a encaminhar as políticas públicas necessárias para a manutenção o espaço escolar por exemplo, e o gerenciamento é desenvolvido pelos gestores, ou seja, os responsáveis pelas instituições.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.