No período Humanista a educação possuiu um caráter específico e inédito. Sobre isso, Bittar faz uma

consideração bastante importante para que paremos para pensar: Este segundo tema, frequentemente contra as intenções de quem o invoca, se levado ao extremo, ou seja, o de ensinar apenas o que a criança desejar, pode se prestar a uma renúncia a educar, ou a uma subestimação do poder da educação. Por essa razão, merece uma reflexão, especialmente se considerarmos uma tendência futura de renúncia a qualquer caráter diretivo da educação, deixando a criança vulnerável a outros interesses e tipos de educação, pois, se a escola não educar, outras instâncias da sociedade educarão. (BITTAR, 2009, p. 30-31.).

Acerca dessa educação analise as afirmações a seguir:

I. O que parece algo muito inovador para a época logo mostra que a natureza da vocação deve legitimar a constituição das classes sociais porque é naturalmente aceitável que se mantenha a divisão social dessas classes por meio da ajuda da educação.

II. Trata-se de uma proposta de pedagogia sem violência e sem sadismo pedagógico, portanto, humanista.

III. A educação cavalheiresca se refere a uma formação de homem para o exercício do poder na guerra, ou seja, enquanto preparação física para as batalhas empreendidas pelas classes dominantes na arte do fazer.

IV. Ficava excluída da educação cavalheiresca a arte da política e da diplomacia, dos estudos nas leis, do comportamento em cerimoniais, nas diversões culturais, na literatura e nos jogos, que a família deveria assumir.

Sobre as afirmações, assinale a alternativa CORRETA, que indica quais delas são verdadeiras:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
III e IV, apenas.

d)
I, II e III, apenas.

e)
II, III e IV, apenas.

RESPONDER

Fernanda está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.