'O ato de reprodução [esforço de manutenção de uma sociedade], em si, muda não apenas as condições

"O ato de reprodução [esforço de manutenção de uma sociedade], em si, muda não apenas as condições objetivas – transformando aldeias em cidades; regiões selvagens em terras agrícolas etc. – mas os produtores mudam com ele, pela emergência de novas qualidades transformando-se e desenvolvendo-se na produção, adquirindo novas forças, novas concepções, novos modos de relacionamento mútuo, novas necessidades e novas maneiras de falar." (MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1975. p.88).
Para Marx, o fator que leva à mudança social é:
I - Os indivíduos nascem com a ideologia da mudança. II - Através do trabalho os homens mudam a natureza e transformam as relações sociais entre os próprios homens. III - As transformações ocorrem devido a um tipo de poder sobrenatural que age sobre os indivíduos. IV - As mudanças sociais ocorrem devido à divisão do trabalho social que gera solidariedade entre os indivíduos. Assinale

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    a) Somente a alternativa II está correta.

    Marx foi um grande defensor do trabalho como instrumento de ascensão social e desenvolvimento crítico, até mesmo das diversas relações de poder que existem na sociedade.

    Diante disso, prima pelo trabalho como um aliado das classes dominadas, no sentido de se construir uma conscientização, a fim de que os sujeitos sejam capazes de lutar pelos seus direitos e pelos das minorias.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.