O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental

para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas: I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização. III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem. IV- A Pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural. As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração. Está correto o que se afirma em: A) III, IV e V apenas. B) II e IV apenas. C) I, II e III apenas. D) I, II, IV e V apenas.

1 Resposta

  • Rose

    As alternativas são:

    a. O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

    b. A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

    c. O sistema modular é valorizado, assim como a tecnologia e a instrução programada.

    d. A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

    A pedagogia libertária tem como base a tradição anarquista do socialismo do século XIX, como, por exemplo, Bakúnin, de modo que defendem, por um lado, a centralidade das questões sociais e os problemas coletivos, que devem sempre buscar ser superados pela escola, e, por outro, a necessidade de respeitar a integridade individual e a autonomia do grupo, de modo que as relações hierárquicas e de poder são vistas, nesta escola, como um fator contrário à educação.

    Com isto em mente é correta a alternativa A, posto que as demais ou retratam formas tradicionais de educação ou não dão o foco adequado à autonomia individual.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.