O pedagogo é o profissional que trabalha de forma direta com as crianças que se encontram em fase de alfabetização,

seja na educação infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, o docente deve ter como perspectiva teórico e prática preparar o aluno para que seja capaz de desenvolver uma leitura de mundo, com ênfase em despertar atitudes críticas, e isto só se torna possível por meio da leitura com o significado. Teberosky e Colomer (2003), em sua obra intitulada “Aprender a Ler e Escrever: uma Proposta Construtivista”, sugerem algumas propostas para a atuação docente que possibilitará construção de subsídios na formação da capacidade leitora dos alunos, tais como:

l- Incorporar a leitura em voz alta no calendário semanal e inseri-la como parte das rotinas escolares, de modo que as crianças façam jogral e saibam em que momento irá ocorrer a leitura.
ll- Preparar um lugar confortável e alegre na sala de aula. Escolher as histórias segundo critérios de extensão, ritmo, nível de vocabulário e de conceitos adequados para cada faixa etária.
lll- Repetir as leituras de um mesmo livro sempre. A repetição facilita a compreensão, a memorização de palavras e a reconstrução de histórias pela criança, preparando-a como exímia leitora.
lV- Proporcionar a possibilidade de escolha dos livros para que as crianças desenvolvam suas preferências, todavia o professor deve mediar para que a criança escolha leituras adequadas à sua idade.
V- O docente deve se oferecer como modelo de leitor para a acriança. Estimular o empréstimo e a regular circulação de livros e títulos diversos e colocá-los ao alcance da criança, deixando-os na estante ao alcance da visão, e não em um canto escondido.

Dentre estes pontos levantados, é correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

ll, III e IV apenas.

Alternativa 5:

ll, IV e V apenas.​

RESPONDER

Tay está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.