O Plano Nacional de Educação (PNE) teve sua primeira germinação no governo de Getúlio Dornelles Vargas (1930-1946). Entretanto, um fato histórico

interrompeu a continuidade das discussões sobre seus objetivos, suas diretrizes e suas metas, dentre as quais constava uma educação gratuita e leiga. Qual foi esse fato e por que teria ocorrido essa interrupção?
a )
Em 1932, ocorreu a Revolução Constitucionalista. Foi esse fato que deu fim à tramitação do Plano Nacional de Educação, uma vez que esse não vinha ao encontro dos interesses dos revolucionários que buscavam, em primeiro lugar, uma educação exclusiva para a baixa e média patente do Exército Brasileiro.

b )
Em 1937, foi implantado o Estado Novo e, nessa abrupta mudança política/ideológica, os poderes Legislativo e Judiciário foram fechados. Como o PNE tramitava na Câmara Federal, com o fechamento da Câmara a tramitação foi interrompida. Além disso, os objetivos pretendidos pelo PNE não eram compatíveis com as novas linhas ideológicas do Estado Novo. Por isso, pode-se concluir que, mesmo que a Câmara não tivesse sido fechada, o PNE não teria êxito.

c )
Em 1920, ocorreu um movimento de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro (Tenentismo), descontentes com a situação política do Brasil. A saída para a supressão desse movimento foi o Estado Novo, baixado pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas, que, para ter êxito, engavetou o Plano Nacional de Educação em vigor.

d )
Getúlio Vargas, em 1930, instituiu o Estado Novo. Com essa nova face ideológica na política do país, nenhuma das metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação tinha espaço, considerando que o PNE ia mais ao encontro dos interesses do regime alemão em ascensão na América.

e )
Em 1937, ocorreu a promulgação de uma Constituição para o país. Nessa nova Constituição se pretendia uma educação democrática gratuita, leiga e universal - desde a creche até o ensino superior. Isso foi possível porque o PNE da época iria ser interrompido, uma vez que, se continuassem tais objetivos pretendidos pelo governo de Eurico Gaspar Dutra, ele não teria sucesso.

RESPONDER

Pietro Velasques está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.