“o que estamos sugerindo é colocar as análises, tanto do fracasso quanto do sucesso escolar, para além
dos tradicionais diagnósticos reducionistas que os identificam com supostas capacidades dos alunos e dos mestres ou com o grau de eficiência dos métodos, isolando a estrutura e o funcionamento do próprio sistema educacional. destacamos que estes não constituem apenas o palco onde acontecem os processos pedagógicos. sugerimos que as análises e as propostas sejam mais enfáticas com o peso que as próprias estruturas escolares têm no fracasso-sucesso escolar. referimo-nos à escola e ao sistema de ensino enquanto unidade organizada, burocratizada, segmentada, gradeada. enfim, a escola enquanto modelo social e cultural de funcionamento organizativo. esses aspectos são determinantes dos processos e dos produtos. eles são os produtores dos fracassos e dos sucessos.”(arroyo, miguel g. fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. in: em aberto, brasília, ano 11, n.53, jan./mar. 1992).
no texto o autor sugere que há mais elementos envolvidos no sucesso-fracasso escolar do que os tradicionalmente apontados, reflita sobre a relação entre esses elementos e a cultura da escola, há interação entre a cultura da escola e a possibilidade de fracasso-sucesso escolar? como isso se daria?
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tay5876
Conforme destacado no texto, observa-se que existe uma grande relação entre o sucesso-fracasso escolar e a cultura, visto que as escolas procuram refletir os valores culturais e morais em evidência em nossa sociedade.
Desta forma, cabe a cada profissional diagnosticar o contexto socio-espacial em que vivem, para que possa se promover a qualificação do processo eduacional, e consequentemente, o sucesso escolar.