O setor educacional brasileiro inicia um novo ciclo, de novas exigências, novas demandas, e a própria sociedade

tratou de cobrar das escolas um posicionamento empresarial responsável e moderno. É a gestão democrática, na qual a prática escolar abre espaço para uma relação de troca com a família e sociedade, que transcende a ideia de ensino depositário, entende que conteúdo não é fim último do processo de ensino-aprendizagem, buscam-se profissionais engajados. E a eleição para diretor é o processo seletivo que mais favorece uma gestão democrática na escola, considerando a participação da comunidade na gestão escolar. Ao diretor cabe uma postura em consonância com os fundamentos da proposta da escola. O maior desafio da escola hoje é resgatar a credibilidade frente à sociedade. Isso vai exigir de cada instituição um trabalho interno de muito esforço para fortalecer-se diante de sua própria comunidade. Vamos ao desafio!

Imagine que você trabalha numa escola estadual de educação básica no interior do estado. Este ano haverá eleição para preenchimento do cargo de gestor/diretor da escola para o próximo quadriênio. Você, como já trabalha há muito tempo nessa escola e auxilia nas ações de melhoria da instituição, resolveu se inscrever como candidato a diretor no processo seletivo. Entretanto, você precisa montar uma proposta de trabalho e apresentar à comunidade acadêmica seu plano de ação a ser desenvolvido durante o período de sua gestão. O primeiro passo é saber quais os elementos ou tópicos que devem constar nessa proposta.

Para resolver esse desafio, você deverá relacionar os principais tópicos a serem contemplados numa proposta de trabalho (não há necessidade de desenvolvimento do plano) a ser apresentada por um candidato profissional da educação, no processo de eleição em uma escola pública de educação básica, para o cargo de diretor. Para isso, pesquise na internet o que é uma proposta de trabalho de gestão escolar e como prepará-la.

RESPONDER

Nicolle está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.