Obrinquedo tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança. sobre o ato de brincar, considere as

afirmativas abaixo:

1. enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar.

2. a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas.

3. a criança acredita que os seus sonhos e desejos podem ser realizados.

4. a criança assimila papéis que fazem parte de sua cultura.

assinale a alternativa correta.

alternativas:

a)
somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b)
somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c)
as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

d)
somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

2)
mariana é professora de educação infantil de uma escola pública com poucos recursos. através do uso de materiais de sucata, ela procura desenvolver a criatividade e determinados conhecimentos de seus alunos. com base nessa situação, assinale v para verdadeiro ou f para falso.

( ) com embalagens vazias e limpas, a criança pode aprender, brincando, conceitos de tamanho, cor e forma.

( ) com materiais de sucata, pode-se montar um boneco, identificar as partes do corpo e acrescentar detalhes.

( ) brinquedos produzidos industrialmente possibilitam maior desenvolvimento da criatividade das crianças.

( ) a sucata pode colaborar para que os alunos apreendam os conceitos de alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino.

assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

alternativas:

a)
v – f – f – v.

b)
v – v – f – v.

c)
v – v – f – f.

d)
f – v – v – v.

3)
a vida da criança se constitui a partir das vivências dos jogos ou das brincadeiras, pois são as principais atividades da infância; eles auxiliam na necessidade de entendimento e incorporação do mundo em que ela está inserida. assim, analise as afirmações a seguir.

l o trabalho com jogos possibilita a criança evoluir e enfrentar desafios motores, cognitivos e afetivos.

ll os jogos motores têm como foco o movimento em sua totalidade. neles é objetivada a agilidade, a velocidade, os reflexos, por exemplo.

lii é na intencionalidade e no direcionamento do professor que o jogo se constitui, fazendo com que o aluno apenas reproduza as informações que lhe são oferecidas.

iv o objetivo principal dos jogos recreativos é o recrear, não se constituem como uma proposta educativa qualificada.

todas as afirmações corretas estão em:

alternativas:

a)
iii - iv

b)
i - ii - iv

c)
i - ii

d)
ii - iii - iv

4)
sobre a utilização do jogo como proposta pedagógica, marque com (v) as afirmações verdadeiras e com (f) as falsas.

( ) ao jogar, os alunos tornam-se para os procedimentos de disciplinamento, muitas vezes utilizados na escola. por isso, a atividade lúdica deve ser pouco utilizada na educação infantil;

( ) o jogo atua como motivador, possibilita a socialização, sendo necessário que seja organizado a partir de objetivos claros e bem definidos;

( ) o jogar, com seus altos níveis de motivação e potencial de divertimento, não é apropriado a ambientes institucionais com alunos que apresentam necessidades especiais;

( ) muitos estudos propõem que os alunos não podem aprender por meio das atividades lúdicas, pois não há conteúdos determinados para esses momentos, por isso devem ficar distantes dos espaços educativos. o jogo, portanto, pode ser utilizado apenas como atividade de entretenimento.

( ) as concepções de jogo são também determinadas pelo tempo histórico.

a sequência correta, de cima para baixo, é:

alternativas:

a)
f - f - f - v - v

b)
f - v - f - f - v

c)
v - f - v - v - f

d)
v - v - f - f - v

5)
de acordo com kishimoto (2000) o brinquedo não pode ser visto apenas como um objeto com o qual a criança se diverte e se distrai, e sim como uma forma de conhecer a si própria, os indivíduos que a cercam e o mundo que a rodeia. assinale a alternativa correta:

alternativas:

a)
o brinquedo é visto como instrumento de socialização, instrumento educacional, que proporciona às crianças uma grande quantidade de noções intelectuais.

b)
atualmente os brinquedos e brincadeiras devem ser substituídas exclusivamente pelo vídeo game e o computador.

c)
o ato de brincar com o brinquedo não pode ser considerado algo espontâneo e natural da criança.

d)
durante a atividade lúdica a criança encontra entretenimento e pouco aprende.

1 Resposta

  • Fernandaa

      1)   As afirmativas 1,2,3,e 4 são verdadeiras

    2)  , V – V – F – V.
      
    3    l O trabalho com jogos possibilita a criança evoluir e enfrentar desafios motores, cognitivos e afetivos.

          ll Os jogos motores têm como foco o movimento em sua totalidade. Neles é objetivada a agilidade, a velocidade, os reflexos, por exemplo.

    4   D) F - V - F - F – V 

    5) a)    O brinquedo é visto como instrumento de socialização, instrumento educacional, que proporciona às crianças uma grande quantidade de noções intelectuais.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.