Observa-se acima uma imagem de uma criança participando da clássica tarefa piagetiana, na qual o pesquisador

distribui iguais quantidades de líquido em dois béqueres idênticos, depois, despeja-o de um dos béqueres para um alto. Na foto final, a menina segura o béquer alto, afirmando que ele contém mais líquido do que o béquer pequeno. Com relação a esse experimento e as concepções do aprendizado pela experiência com as situações cotidianas, é INCORRETO afirmar: a.

As experiências cotidianas também auxiliam na percepção do que é permitido ou não em determinadas situações, ou o que é esperado do seu comportamento em determinadas situações.

b.

A incapacidade da criança de compreender a conservação do volume do líquido entre recipientes diferentes denota uma falha na construção do pensamento intuitivo durante a fase físico-motora de desenvolvimento cognitivo.

c.

Através das experiências cotidianas, as crianças conseguem pensar e antecipar o que esperam que aconteça, estabelecendo uma lógica em suas ações considerando que as situações se apresentem de forma parecida.

d.

É importante que a criança se sinta segura para que as experiências levem à aprendizagem ao invés de um exercício de hábitos, contribuindo para o crescimento e conhecimento de si mesmas e do mundo que as envolve.

e.

O experimento mostra a diferença de atitudes entre crianças pré-operatórias e operatórias, uma vez que as crianças pré-operatórias não conseguem manipular representações internas de objetos e de substâncias concretas.

RESPONDER

Marquinhos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.