Oconselho nacional de educação – cne aprovou em 15/12/2017 a nova base nacional comum curricular

(bncc), a qual destaca que a alfabetização deve ser concluída até o segundo ano do ensino fundamental, não mais ao terceiro ano. (). essa notícia gerou muitas críticas, tendo em vista os últimos resultados da avaliação nacional de alfabetização, os quais aponta que ao final do terceiro ano, a maioria dos alunos não estão alfabetizados. além disso, os resultados de avaliações externas demonstram que alunos de 14 e 15 anos não compreendem o que lêem. considerando-se o exposto, leia o texto: alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos, de magda soares, para se apropriar dos conceitos de alfabetização e letramento. em seguida, tendo por base as reflexões que fez sobre esse texto e o estudo realizado nesta disciplina, principalmente dos capítulos 4, 5 e 6, imagine-se professor de uma turma de sexto ano e elabore um texto sobre como você realizaria o trabalho com a língua portuguesa, para garantir que realmente se desenvolva a apropriação da língua portuguesa e o efetivo letramento de seus alunos.

1 Resposta

  • ClayverSantos

    Olá! 

    Inicialmente, podemos traçar uma estratégia eficaz para o letramento dos alunos do sexto ano. 

    Em primeiro lugar, é importante utilizar um ensino inclusivo e dinâmico, onde a turma possa dialogar em sua totalidade, onde um bom exemplo é a organização em roda para leitura, dando a oportunidade de cada aluno ler algum texto e outro completar. 

    Partindo deste ponto, uma outra estratégia interessante são as apresentações em grupo para leitura, por isso, o educador deve apresentar a aula de modo a cativar os alunos, utilizando elementos aplicáveis em seus cotidianos, o que fortalecerá o que foi aprendido em sala de aula.

    Até a próxima. 

Clique aqui para adicionar a sua resposta.