Oensino médio enquanto terceira etapa da educação básica tem levado os profissionais da educação a

discutirem sua identidade. dentre outras questões, analisar as condições e circunstâncias dessa etapa da educação no sentido de “superar a redução da preparação para o trabalho ao seu aspecto operacional, simplificado, escoimado dos conhecimentos que estão na gênese científico-tecnológica e na sua apropriação histórico-social” (ciavatta, 2005, p. 85).

ciavatta, m. a formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. in: frigotto, g.; ciavatta, m.; ramos, m. (orgs). ensino médio integrado: concepção e contradições. são paulo: cortez, 2005.

diante da questão posta, leia as afirmativas a seguir:

i. os cursos profissionalizantes, integrados na condição de ensino médio, sugerem a superação do ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho.
ii. o caráter dividido entre formação geral e formação técnica compreende a ideia desarticulada entre o saber e o fazer, os quais necessitam compor uma unidade no trabalho educativo.
iii. é preciso que a escola garanta aos alunos, uma formação geral que os permita ler e interpretar o mundo, no sentido de atuarem conscientemente, como cidadãos pertencentes a uma sociedade política.
iv. ​a educação brasileira, no decorrer de sua história, passou por várias alterações, mas, é possível perceber que as mudanças aconteceram sem considerar contextos mais amplos, o que nos faz pensar sobre o processo de acumulação capitalista.

está correto o que se afirma em:
alternativas
alternativa 1:
i e ii, apenas.

alternativa 2:
ii e iii, apenas.

alternativa 3:
i, ii e iii, apenas.

alternativa 4:
i, ii e iv, apenas.

alternativa 5:
i, ii, iii e iv.

1 Resposta

  • Ruiva

    Olá!


    I. Os cursos profissionalizantes, integrados na condição de Ensino Médio, sugerem a superação do ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho.


    Correto. Uma vez que o Ensino Médio se resume a uma educação profissionalizante para o trabalho, perde-se as características de uma educação focada na capacitação do aluno para uma leitura crítica do mundo.



    II. O caráter dividido entre formação geral e formação técnica compreende a ideia desarticulada entre o saber e o fazer, os quais necessitam compor uma unidade no trabalho educativo.


    Correto. Como notado do último item, há uma desarticulação entre o fazer e o saber, que, idealmente, deveriam ser funções complementares em um ensino emancipador.



    III. É preciso que a escola garanta aos alunos, uma formação geral que os permita ler e interpretar o mundo, no sentido de atuarem conscientemente, como cidadãos pertencentes a uma sociedade política.


    Correto. Além disso, também é necessária uma capacitação para o mercado de trabalho.



    IV. ​A educação brasileira, no decorrer de sua história, passou por várias alterações, mas, é possível perceber que as mudanças aconteceram sem considerar contextos mais amplos, o que nos faz pensar sobre o processo de acumulação capitalista.


    Errado. Toda e qualquer mudança é decorrente ou sofre com as mudanças dos contextos mais amplos de um país.



    Assim, a alternativa 3 é a correta.



    Espero ter ajudado! (:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.