Oestudo é fruto da experiência direta ou indireta. é direta a experiência da qual o indivíduo participa.

indireta, se o exame é feito pela observação de filmes, mapas, leitura de relatórios, fotografias, participação em conferências, congressos, colóquios, conversas. é relevante no estudo a atitude de análise, reflexão, avaliação e aplicação dos conteúdos aprendidos. o rendimento nos estudos parece estar ligado a certa organização, assiduidade, adequação do ambiente, utilização de técnicas de leitura para maior eficiência.
antes de tudo, é preciso ter motivação para o estudo. indivíduos desmotivados para aprender, por exemplo, uma língua qualquer, dificilmente chegarão a falar e a escrever nessa língua. e a motivação relaciona-se com interesses internos ao indivíduo, independendo de estímulos externos. se ela existe, a influência externa positiva pode favorecê-la; no entanto, a um indivíduo motivado dificilmente influências externas, ainda que negativas, o demoverão de buscar atingir seu objetivo. portanto, cabe ao estudante motivar-se interiormente antes de pôr-se a estudar qualquer assunto. em segundo lugar, a organização do estudo é fundamental. estabelecer um cronograma de estudos, reservando determinadas horas do dia para o estudo e a revisão de uma matéria, é passo relevante para a prática do estudo eficaz.

medeiros, joão bosco. redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. são paulo: atlas, 2014. base de dados da minha biblioteca.

com base na leitura do texto indicado nos estudos da unidade 2, avalie as afirmações a seguir.

i) estudar é realizar experiências submetidas à análise crítica e à reflexão com o objetivo de apreender informações que sejam úteis à resolução de problemas.
ii) não se pode determinar o número de leituras de um texto para sua compreensão, mas pode-se afirmar que somente a leitura exaustiva (profunda) colhe melhores resultados.
iii) a organização para os estudos é suficiente, mesmo o estudante não dispondo de material de consulta e pesquisa.
iv) se o estudioso se habitua a examinar rapidamente seu material de leitura, é provável que eliminará muito desperdício com leituras injustificáveis.
v) o estudo depende ainda de técnicas de anotação, de esquematização de um texto, da transformação do texto em um roteiro, da realização de resumos, do fichamento das ideias relevantes.

é correto apenas o que se afirma em
escolha uma:
iii e iv.
ii e iii.
iv e v.
i e ii.
i, ii, iv e v.

1 Resposta

  • Alves

    I, II, IV e V.

    O estudo compreende uma atividade complexa e individual, a qual depende do grau de estrutura que o individuo apresenta (possibilidade de fonte para pesquisa e busca de significados), assim como a organização e sistematização, no que tange ao roteiro e os métodos de estudo.

    Dessa forma, sabe-se que o estudo é proporcional a qualidade das leituras que se faz, de forma oposta a leituras exaustivas, mas que corroborem para o aprendizado significado e construtivo.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.