Orecreio escolar é o momento mais esperado pelas crianças. é nesse momento que elas têm a oportunidade

de liberarem as energias que ficaram acumuladas durante as atividades realizadas em sala de aula. percebe-se que o brincar durante o recreio não é apenas uma forma de ocupar o tempo, mas um elemento facilitador para a socialização, uma vez que na espontaneidade e liberdade do momento

1 Resposta

  • Felipe

    Qual a melhor maneira para resolver um conflito?  

    Para os professores seria ensinar e trabalhar as boas maneiras, ensinando os conceitos de igualdade, de respeito mútuo, de ajuda ao próximo...  

    Desenvolver atividades lúdicas em sala de aula onde possam mostrar para as crianças e adolescentes quais as possibilidades de brincadeiras que eles podem levar a sério no horário do recreio e assim, desenvolver aspectos motores, físicos, psicológicos e principalmente despertar o desafio de conhecer-se.  

    Pedir para que os alunos se expressem sobre os seus conflitos e qual seria a melhor maneira de removê-los...

    Falar para as crianças e adolescentes que tudo na vida tem consequências. Se eles não se comportarem no recreio, terão que fazer uma atividade no recreio seguinte.  

    Exemplo: Se for às crianças de 6 a 9 anos terão que produzir um cartaz de boas maneiras no horário do recreio, portanto não terão o recreio e sim uma atividade, para se conscientizar e também passar para o grupo.  

    E, Se for os pré-adolescentes terão que produzir um texto explicando que não é de bom grado tratar os outros com violências e desrespeito, além de ter que ler para os colegas a sua produção de texto, onde deve conter cidadania e respeito.

    É possível envolver os professores na resolução e melhoria desses conflitos?  Sim.

    Como?  

    Organizar uma reunião com os professores para ver como resolveriam os conflitos e também uma reunião com os alunos para saber quais são as causas dos conflitos e qual a melhor solucionar.

    De que maneira a pedagoga escolar poderá intervir nesta situação?  

    A Pedagoga poderia separar os horários, sendo, no primeiro horário o recreio das crianças e no segundo o recreio dos pré-adolescentes.

    Explicação:

    Acredita-se que é preciso voltar-se à apreciação da boa convivência na escola, a qual é fundamental para o exercício da cidadania. A escola tem a obrigação de criar estratégias que ajudem a melhorar a convivência entre alunos e professores e alunos, visto que a melhoria da convivência escolar sugere em que todas as partes envolvidas assumam suas responsabilidades e trabalhem visando a um mesmo caminho, a um mesmo objetivo. Faz-se necessário desenvolver ações que diminuam os conflitos escolares, contribuindo dessa forma com melhores condições de trabalho e melhoria do aprendizado dos alunos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.