Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos

compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
a) A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
b) O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogados nas escolas, como uma prática comum e rotineira.
c) A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
d) A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de diferentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.

1 Resposta

  • Lauraa

    A diversidade cultural representa o conjunto das distintas culturas que existem no planeta.

    A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração.

    Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.

    O que diferencia uma cultura das outras são os elementos constitutivos, que consequentemente, compõem o conceito de identidade cultural.

    Isso significa que o individuo pertencente a determinado grupo se identifica com os fatores que determinam sua cultura.

    A diversidade cultural engloba o conjunto de culturas que existem. Esses fatores de identidade distinguem o conjunto dos elementos simbólicos presentes nas culturas e são eles que reforçam as diferenças culturais que existem entre os seres humanos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.