Os tropecos as quedas e a sensação de insegurança do estudante jackson pereira 30 anos diminuem desde

o dia em que ele deixou a bengala para confiar seus passos aos olhos kalil .o labradoes treinado durante 2 anos instituto federal catarinense em balneário camboriú ,é um dos três cães guias destinado a deficientes visuais da grande florianópolis. dois animais já estão em palhoça .o novo e inseparável amigo agora é passageiro do transporte coletivo de palhoça de onde medeiros se desloca para estudar e trabalhar.

classifique v para verdadeira e f para as falsas :

o cão guia é um dos recursos de acessibilidade utilizados por pessoas cegas .além do apoio dos animaia , este público também necessita de :

() pisos tateis e sinalização em braille .

() ledor transcritor de textos .

() softawares leitored de tela .

()intérprete

agora me diga qual a sequência .

1 Resposta

  • Ivansouza

    (V) pisos tateis e sinalização em Braille .
    Os pisos táteis ( possuem reintrancias que proporcionam orientação e alerta de perigo ) e a sinalização possui código que doa suporte aos usuários

    (V) ledor transcritor de textos .
    A ajuda do ledor é muito importante para a orientação do deficiente
    Ele descreve tudo ( mapa , imagens , listas ) .

    (V) softawares leitores de tela .
    São de muita ajuda para o deficiente visual ,obter a resposta , por meio sonoro, convertendo o discurso escrito para o usuário ouvir .

    (F)intérprete
    A maioria dos DEFICIENTES VISUAIS não necessitam de um intérprete .( esclarecimento ) Mas a Unicamp oferece cursos de "tradutor -interprete" --> para aprender a transmitir emoções , do que é encenado em jogos ,filmes , curso de informática e conversação em línguas , para ser um acompanhante do deficiente visual . Pois muito já são idosos e não se adaptam aos leitores de tela ou ao ledor transcritor de textos .Assim o "intérprete" lê para o deficiente traduz ,o que ele está ouvindo nos filmes ,jogos .

Clique aqui para adicionar a sua resposta.