Para a avaliação do processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva inclusiva é fundamental: a ) considerar
mais o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno do que as possibilidades de aprendizagem futuras. b ) a criação de estratégias que possibilitem a alguns alunos a ampliação do tempo para a realização dos trabalhos, bem como a possibilidade do uso de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana. c ) que os alunos com deficiência sejam avaliados apenas em relação aos avanços no processo de socialização. d ) que os trabalhos e as provas para os alunos com deficiência sejam sempre realizados oralmente. e ) que os alunos com transtornos globais de desenvolvimento sejam dispensados dos momentos de avaliação formal.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
yagolds1
Ficar atento às competências do aluno com deficiência múltipla, usando estimulação sensorial e buscando formas variadas de comunicação, para identificar a maneira mais favorável de interagir com o aluno.
Explicação:
De acordo com Brasil (2001, p. 13), "a causa mais frequente de deficiência múltipla é a paralisia cerebral, que compromete a postura e a mobilidade, limitando os movimentos", por isso, as maiores necessidades da pessoa com deficiência múltipla são médicas e físicas. Consequentemente, possuem necessidades de afeto, atenção, de desenvolver relações sociais e afetivas e de estabelecer uma relação de confiança, o que interfere diretamente na questão educacional, com relação ao espaço e sua inserção nele. Logo, "as necessidades educativas são devido a limitações no acesso ao ambiente; a dificuldades em dirigir atenção para estímulos relevantes e as dificuldades na interpretação da informação". Na escola, mais do que a análise de deficiências, é preciso levar em conta que há consequências nos diversos aspectos do desenvolvimento da criança que influenciam diretamente sua maneira de conhecer o mundo externo e desenvolver habilidades adaptativas. A orientação aos educadores deve ser feita caso a caso, conforme os tipos e o grau de comprometimento do aluno