“para ele, a consciência moral e o sentimento do dever são inatos, são “a voz da natureza” e o “dedo

de deus” em nossos corações. nascemos puros e bons, dotados de generosidade e de benevolência para com os outros. se o dever parece ser uma imposição e uma obrigação externa, imposta por deus aos humanos, é porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade, quando esta criou a propriedade privada e os interesses privados, tornando-nos egoístas, mentirosos e destrutivos.” (chauí, 2002, p. 442).
sobre a concepção de homem em rousseau, podemos dizer que:

escolha uma:
a. o homem é a obra mais bela da natureza, mas é preciso moldá-lo para que se adapte à vida em meio às instituições sociais, necessária para alcançar a satisfação pessoal.
b. para esse pensador, o homem nasce bom e os sentimentos são inatos, porém ele se desnaturaliza, se corrompe constantemente em meio às instituições socais, o poder e os interesses presentes na sociedade. correto
c. sua concepção de homem gira em torno de um indivíduo que domina a ciência e, por isso, tem o poder sobre a natureza.
d. prefere a dimensão civil do homem, pois há aí um desenvolvimento do homem de negócios, voltado para a representação política.
e. os sentimentos não representam elementos determinantes na educação, sobressaindo a razão, necessária para um saber verdadeiro.

RESPONDER

daymano está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.