Para ilustrar a polarização entre o bem e o mal presente nas primeiras obras de Literatura Infantil, podemos

resgatar a personagem da bruxa. Nas histórias, a bruxa encarnava o mal, seu procedimento era padrão de maldade, nunca mudava suas ações ou reações, sendo sempre má. Sobre isso, leia e reflita sobre as afirmações a seguir:
I. Obras como: “ A bruxinha que era boa” de Maria Clara Machado; “Uxa, ora fada, ora bruxa” de Sylvia Orthof e “ A bruxinha atrapalhada” de Eva Furnari, são obras que ilustram essa cristalização da maldade na personagem da bruxa, reforçando o estereótipo da polarização entre o bem e o mal.

II. A presentificação da emoção do medo através da personagem da bruxa é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Então, essa representação de maldade absoluta encarnada na bruxa das histórias favorece para que o leitor entre em contato com sua emoção.

III. Muitos escritores da literatura infanto-juvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de personagens que não podem ser rotulados como boas ou más, mas elas passaram a “estar” boas ou más, diante das diferenciadas situações.

IV. Na verdade, a desconstrução da imagem da maldade torna-se um elemento bastante representativo para uma observação, inclusive com um trabalho de identificação do leitor com ela. Porque todos nós temos, em certa medida ambiguidades.

V. A literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. Então é fundamental que a literatura infantil seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade.

Estão corretas as afirmações:

A - I, II e IV.
B - I, IV e V.
C - II, III e IV.
D - I, III e V.
E - III, IV e V.

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