Para realizar análises de políticas educacionais, é importante considerar as metodologias que podem ser

utilizadas para nortear o olhar do pesquisador. Aguilar (2013) nos apresentou duas metodologias interessantes que são causalidade e inferências descritivas. Supondo que você necessita analisar uma situação de política educacional, sobre como poderia distinguir entre qual delas utilizar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Usar a causalidade para expressar indignação contra o sistema político educacional e a inferência descritiva para publicar notas sobre opiniões pessoais.
( ) Usar a causalidade para avaliar o encadeamento de fatos e circunstâncias que geraram a política e seus desdobramentos, e a inferência descritiva para analisar situações que não são plenamente concretas, mas que podem ser observadas como fatores de influência social.
( ) Usar a causalidade para avaliar o encadeamento de fatos e circunstâncias que geraram a política e seus desdobramentos, e a inferência descritiva para realizar a escrita de documentos oficiais.
( ) As duas metodologias são adequadas para políticas públicas educacionais no contexto brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: AGUILAR, L. E. A política pública educacional sob a ótica da análise satisfatória. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013.
A) F - F - F - F.
B) V - F - V - F.
C) V - V - F - V.
D) F - V - F - V.

RESPONDER

Fernanda está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.