Paulo Freire diz que “não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que

esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade” (1975, p. 30).

Nas considerações de Paulo Freire, ainda,

Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos . (1991, p. 126)

​A educação é uma das principais esferas da sociedade. Ela está presente na vida de todos pois o ensino é parte integrante da vida do ser humano. Existe um dilema que discute se a sociedade influencia a educação, o inverso, ou se ambas se influenciam mutuamente. Independente da resposta, sabe-se que elas são intimamente ligadas. Assim, para desenvolver a educação são realizadas pesquisas objetivando a melhoria da sociedade, já que se sabe que a educação é o principal responsável pelas mudanças sociais. A partir disso, faça uma reflexão sobre a importância da ciência para a transformação da realidade educacional e social.​

1 Resposta

  • Aryadne Santtos

    A ciência, ao longo dos anos, traz a transformação e a transformação das relações humanas diante ao mundo e diante a si mesmo.  A ciência apresenta possibilidades de avanços na saúde, na alimentação e na energia, o que afeta todas as relações sociais.  

    O conhecimento cientifico afeta todas as estruturas existentes materiais e sociais, assim como nas escolas onde sua divulgação é feita. O processo de transmissão desse conhecimento apresenta níveis diversos.

    Com as mudanças de paradigmas e a criação de novos comportamentos, a educação cientifica é um instrumento inerente ao desenvolvimento e mudanças nas transformações sociais.

    Espero ter ajudado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.