PERGUNTA 1 Leia o trecho extraído do verbete “analfabetismo” “Em 1968, no exílio, Paulo Freire

PERGUNTA 1 Leia o trecho extraído do verbete “analfabetismo”
“Em 1968, no exílio, Paulo Freire denunciou uma série de concepções distorcidas, que concebiam o analfabetismo como erva daninha a ser erradicada; doença contagiosa ou chaga deprimente a ser curada; vergonha; manifestação de incapacidade, de pouca inteligência, de proverbial preguiça etc. Ao contrário de tudo isso, para Freire o analfabetismo é uma das múltiplas expressões concretas de uma realidade social injusta: uma forma de injustiça social. Nessa concepção crítica, alfabetizar não poderá reduzir-se ao ensino da técnica de ler e escrever, nem à memorização de sílabas, palavras e frases; deverá ser processo de reflexão crítica sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o significado da linguagem, pondo ao alcance dos alfabetizandos um poderoso instrumento de libertação dessa injustiça social chamada analfabetismo. Tratou-se aqui do analfabetismo absoluto, mas há outras formas de analfabetismo, como o funcional, o matemático, o digital.”
Fonte: FERRARO, Alceu Ravanello. “Analfabetismo”. Glossário Ceale.

A partir da leitura do excerto, o processo de alfabetização implica:

a. Uma educação de qualidade para todos, seguindo métodos cientificamente comprovados como a silabação e a soletração que garantem o domínio da correspondência letra-som.
b. Um ensino das diferentes áreas curriculares de modo que o aluno saiba ler o mundo. Nessa perspectiva, o ensino da leitura e da escrita é considerado irrelevante.
c. Um maior esforço por parte dos alunos oriundos das classes populares que apesar de ter acesso a escola não conseguiam aprender a ler e a escrever.
d. Uma transformação nos modos de conceber o ensino da língua escrita, aproximando-a da realidade social dos alunos para que estes compreendem seu valor e função na sociedade.
e. Que o analfabetismo é algo natural no interior de uma sociedade e que sempre teremos pessoas com habilidades mais técnicas e menos reflexivas.

1 Resposta

  • Alexandre

    d. Uma transformação nos modos de conceber o ensino da língua escrita, aproximando-a da realidade social dos alunos para que estes compreendem seu valor e função na sociedade

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.