É preciso perceber a realidade do conto, do mundo encantado do poder ser, para se compreender o efeito

que as histórias milenares produzem até hoje no ser humano que somos. Longe de ser ilusão, o maravilhoso nos fala de valores humanos fundamentais que se atualizam e ganham significado para cada momento da história das sociedades humanas no instante em que um conto é relatado [...]. Traz na sua própria natureza a possibilidade atemporal de poder falar da experiência humana como uma aventura que todos os seres humanos compartilham, vivida em cada circunstância histórica de acordo com as características específicas de cada lugar e de cada povo.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.

Considerando o texto, avalie as seguintes afirmações:

I. A literatura na Educação Infantil pode assumir a função de um estudo transdisciplinar ao contemplar discussões sobre história, cultura, arte, linguagens etc.
II. A literatura destinada à criança configura-se uma obra marcada temporalmente, ou seja, ela só pode ser lida nesse período e não pode ser relida e/ou retomada futuramente.
III. Mesmo em escolas mais simples e sem recursos a literatura pode ser um instrumento de conhecer, explorar, brincar e dialogar com outras culturas, povos e períodos históricos.
IV. Consoante a BNCC a literatura infantil possibilita o desenvolvimento dos campos de experiência, como: “o eu, o outro e o nós”.

Está correto apenas o que se afirma em:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas

1 Resposta

  • Alves

    Alternativa 4:

    I, III e IV, apenas.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.