Promover a formação integral do indivíduo e prepara lo pa
ra lutar por uma sociedade igualitária e democrática exige mais dique um bom ensino dos conteúdos curriculares:é preciso trazer a democracia para dentro da escola. Segundo Paro 2007 as mudanças devem ir além da reorganização didática para incluir também uma reorganização da própria instrutura administrativa da escola ,basta que o diretor compartilhe o processo de gestão com outras instâncias da escola há diferença entre a gestão compartilhada e a gestão democrática.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
lucaskrs92
Resposta:
Promover a formação integral do indivíduo e prepará-lo para lutar por uma sociedade igualitária e democrática exige mais do que um bom ensino dos conteúdos
Explicação:
A educação é um direito social de todos, assegurado pela Constituição Federal e de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Junto com saúde e segurança pública, é um dos deveres mais importantes de todas as esferas governamentais e, por isso, possui uma significativa legislação que visa garantir não só com que os governos cumpram suas obrigações, mas também com que a educação cumpra sua função social.
A Seção I do Capítulo III da Constituição de 1988, intitulada “Da Educação”, define os pontos mais cruciais da educação em relação aos sistemas de ensino, aos deveres do Estado, aos recursos públicos destinados à área e aos seus objetivos, que de acordo com art. 205 são: o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Entre as definições mais importantes dessa seção, estão os princípios com base nos quais o ensino deve ser ministrado (art. 206) e as responsabilidades que o Estado deve exercer em vista de assegurar a efetivação do seu compromisso com a educação (art.208)