Prática da sondagem “investigação individual o melhor é que a atividade seja feita individualmente,

Prática da sondagem

“investigação individual

o melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditadas. enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho, um jogo essa é a estratégia usada por eduardo araújo, na emeb helena zanfelici da silva, em são bernardo do campo, na grande são paulo. alguns dias após o retorno às aulas, ele deixa as crianças envolvidas com jogos e brincadeiras sob a supervisão da estagiária que o acompanha em sala. alfabetizador há mais de sete anos, araújo sabe bem o valor da sondagem inicial. "conhecendo a situação de cada aluno, consigo pensar melhor como será a rotina do bimestre e quais as intervenções devo fazer para ajudar os menos avançados a entender a lógica do sistema de escrita."

o ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba

escolha uma:
a. a sondagem é uma atividade de criação, por isso, ela deve instigar os alunos a produzirem textos mesmo sem saber ler.
b. para conhecer melhor as hipóteses em que os alunos se encontram, é preciso que o professor evite aplicar sondagens periódicas.
c. a sondagem consiste em um ditado, que se inicia por uma palavra polissílaba, depois uma trissílaba, passando por uma dissílaba e, por fim, chegando a uma monossílaba. o professor, ao ditar, deve marcar de modo bastante claro a separação das sílabas.
d. o professor deve ditar as palavras para os alunos sem marcar a separação das sílabas. posteriormente, deve ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras ditadas anteriormente, para poder observar se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente.

1 Resposta

  • Alexandre

    LETRA  SONDAGEM DEVE COMEÇAR COM PALAVRAS POLISSILABAS...

Clique aqui para adicionar a sua resposta.