Quais os pensadores que apontavam para a importância do método científico na comprovação das ideias

a fim de chegar ao conhecimento verdadeiro?

a) Bacon, Locke e Fosse aí
b) Rousseau, Locke e Descarte
c) Bacon, Locke e Arendt
d) Bacon, Platão e Descartes
e) Bacon, Locke e Descartes

1 Resposta

  • Crislane

    1)  A disciplina de Filosofia deixou de ser contemplativa e se voltou à prática:

    c)  Pelo pensamento Francis Bacon e desenvolvimento do empirismo.

    Francis Bacon tem na experiência a única possibilidade de veracidade científica. Defendia a experiência sistematizada associada à reflexão, procurando responder a questões úteis para a vida do ser humano. Ressaltava a importância de sistematizar a pesquisa de princípios gerais e, assim, aprofundar-se nos estratos mais inexplorados e longínquos da natureza.

    2)  Os princípios que Rousseau sugere no processo formativo do ser humano:

    a)  Sugere um processo formativo sem a imposição das instituições, preza pela liberdade na formação.

    Rousseau propõe  pensar o homem como um ser livre, um ser que, portanto,  é capaz de conduzir suas ações, tomar suas decisões e  ser responsável por elas.  

    Reconhece que poder emancipador da razão é a única  capaz de fazer o homem ser “senhor de si”, desenvolvendo  naturalmente suas potencialidades humanas amparado  por um sentido normativo da natureza.

    3)  Os pensadores que apontavam para a importância do método científico na comprovação das ideias:

    e)  Bacon, Locke e Descartes

    No século XVII, o ponto de partida da reflexão filosófica não é mais o problema do “ser”, mas o do conhecer. Descartes foi o primeiro a sistematizar um método de verificação da verdade. Suas preocupações estejam voltadas para a pesquisa de uma teoria do conhecimento e de um método de investigação que corresponda às exigências das ciências,  tanto as ciências matemáticas quanto as experimentais como a botânica, química, astronomia, mecânica dentre outras.

    As ciências experimentais partem da constatação de eventos particulares, da experiência de certos fatos concretos e não de idéias abstratas ou de princípios universais, seu objetivo é a superação dos fatos, com a descoberta das relações constantes e leis estáveis, de forma a tornar possível à antecipação de posteriores experiências.

    4)  Os pensadores que debatem a respeito do empirismo e racionalismo são:

    b)  Francis Bacon e John Locke

    O embate entre racionalismo e empirismo corresponde a uma disputa entre duas abordagens da  lógica da explicação científica. O método racionalista de acesso ao conhecimento consiste  tipicamente no respeito à lógica dedutiva.

    De acordo com essa orientação, a verdade é conhecida através de  uma argumentação formal que parte de certas premissas consideradas auto evidentes. O conhecimento,  assim, emerge de um movimento popularmente conhecido como "do geral para o particular".

    A orientação empirista privilegia a lógica indutiva. O conhecimento verdadeiro somente pode partir dos  dados da realidade que se nos apresentam aos sentidos, e esse movimento é popularmente conhecido como  "do particular para o geral".

    Esse conhecimento tem origem na observação sistemática das regularidades dos  fenômenos, e as conclusões são fundamentadas em uma premissa de que a natureza apresenta uma  regularidade nas relações de causa e efeito entre os objetos.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.