Qual a importancia das adaptações para a efetivação da inclusão social?​

1 Resposta

  • pohameeeeu

    Explicação:

    Numerosas são as concepções de cultura, consoantes com variadas vertentes teóricas, o que demandou um cuidado adicional na construção do referencial teórico que melhor subsidiaria as discussões pretendidas, elegendo-se para compor a análise aqui empreendida aquelas que foram as mais significativas na clarificação da posição esposada.

    De início é importante destacar que Sorokin (1968), um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a estrutura do universo cultural, ressalta que a "cultura ideológica" consiste na totalidade dos valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os conteúdos da "cultura ideológica" são objetivados e socializados, constituem sua "cultura comportamental" e, num terceiro nível, a "cultura material", significando todos os demais objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a "cultura ideológica" se manifesta, se socializa e se consolida. Assim, para Sorokin (1968, p. 487), "a cultura empírica total de uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental e material".

    Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações, manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.