Quando se fala na contribuição que os negros deram à civilização e à cultura brasileira, dificilmente

se pensa de imediato em artes plásticas. em geral, o que vem à lembrança é a música, em primeiro lugar, e fenômenos a ela relacionados, como os desfiles de escola de samba, o carnaval e outras manifestações.

mello, adriana pacheco do amaral; valim, claudineia cristina; alves, cristiane de oliveira; fascina, diego luiz miiller; marosti, márcio ricardo dias; lima, marta ferreira gomes de. coletânea formação sociocultural e ética: ética, cultura e arte. maringá-pr: unicesumar, 2019.

com base no texto “pintores negros”, pertencente à coletânea ética, cultura e arte, é possível inferir que:

i. poucos brasileiros negros se dedicaram à arte da pintura, tornando sua participação inexpressiva.
ii. os escritores machado de assis e mário de andrade podem ser considerados de origem negra ou mestiça.
iii. movimentos de resgate das produções pictóricas de negros brasileiros resultou em exposições e mostras artísticas.
iv. paisagens, animais, figuras, natureza morta e religião são exemplos de temas expressos nas obras de alguns pintores negros no brasil.

está correto o que se afirma em:

1 Resposta

  • Kamilyreis

    II, III e IV apenas.

    A produção cultural realizada por negros no Brasil é imensa, sendo de grande referência e continuação até os dias de hoje.

    Pensar na contribuição dos negros para o Brasil é entender nossa diversidade, a miscigenação étnica, a mistura cultural e contato entre povos ao longo da formação da nação.

    Deste modo, essa pluralidade se dá desde sua criação onde a partir do surgimento da perspectiva positivista, Comte buscou entender como o indivíduo e a sociedade se relacionam, dando vida assim, as relações interpessoais na configuração do mundo, e, se tratando a nível de Brasil, como esse contato está relacionado aos reflexos nos dias de hoje.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.