Questão 1/5 - sistema de ensino e políticas educacionais leia o seguinte excerto: “a atual constituição
explicita um gênero de escola e ao fazê-lo deixa um outro implícito. trata-se da dualidade entre escolas regulares e escolas livres. as regulares são as que, além de se submeterem às leis gerais do país, também se submetem ao sistema de diretrizes e bases da educação nacional, inclusive para o reconhecimento formal de seus atos e diplomas. com isto, fica implícito, por oposição, o gênero das escolas livres”. após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: cury, c. r. j.. a educação escolar como concessão. em aberto, v. 50/51, n. 51, p. 51-56, 1991. p. 1. acesso em: 11 jul. 2017. levando em consideração o excerto e as informações contidas no livro-base sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, com respeito a concepção de escola livre, analise as seguintes asserções: i. o ensino fundamental tem papel basilar na constituição da cidadania plena de todos os indivíduos da sociedade. porque ii. o ensino fundamental está relacionado à alfabetização e letramento dos alunos. a respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: a as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa correta da primeira. b as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa correta da primeira. c a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa. d a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira. e as asserções i e ii são proposições falsas.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kailanerayssa204
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
A asserção I é verdadeira, pelo fato de descrever a verdadeira importância do Ensino Fundamental para a formação de cidadãos conscientes.
Ao mesmo tempo, a asserção II justifica esta importância, no sentido do aprendizado concreto e alinhado de alfabetização e letramento, que permitem o acesso ao Ensino Médio, quando já obterão mais consciência política, moral e intelectual.