Renata, uma professora em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, é alfabetizadora de um grupo de colonos da região de sua cidade. Influenciada p

elas ideias de Paulo Freire ela, desde o começo dos encontros com seus alunos e alunas, procurou conversar com eles sobre o que gostariam de ler e escrever e por que isso era importante para eles. Já no primeiro encontro, os alunos contaram que todos os meses precisam ir até a cidade para fazer as compras do mês. Iam num determinado supermercado, que enviava um ônibus para buscá-los. Lá recebiam panfletos com produtos e preços em ofertas. Queixavam-se de não conseguir ler os folhetos para fazer suas listas de acordo com os preços mais baixos. A professora foi percebendo que a ida ao supermercado era uma geradora de situações ligadas a conhecimentos como: ler, escrever, contar, comparar preços e escolher produtos. Tudo poderia se transformar em bons materiais para o trabalho junto aos alunos. Na sala de aula, o grupo passou, então, a identificar os produtos, listar seus nomes, comparar palavras em termos de quantidade, variação e semelhança entre letras, a escrever novas palavras a partir daquelas. Puderam, ainda, se dedicar ao cálculo de preços: produtos mais baratos, mais caros, cálculo total a partir de uma lista dos produtos que precisavam comprar, aumentos nos preços ocorridos de um mês para outro etc. Refletindo sobre o trabalho da professora Renata com os seus alunos e o papel da EJA, leia com atenção as asserções abaixo: I - A professora utiliza a rotina dos alunos para alfabetiza-los. No entanto, essas atividades não despertam o interesse dos alunos, pois para que eles sejam, de fato, alfabetizados é necessário utilizar as atividades impressas das apostilas ou do livro didático.
II - A atividade com os jornais de ofertas como suporte textual deixa uma lacuna no processo de alfabetização uma vez que prepara os alunos para o mercado de trabalho, para exercerem o seu papel na sociedade de classes, sem levar em conta os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos ao seu redor.

III - A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce um papel fundamental na concepção científica da vida e contribui para o desenvolvimento de faculdades cognitivas e capacidades do indivíduo. A EJA tem seu foco em conhecimentos tecnológicos. Seu ensino é orientado, predominantemente, para atividades relacionadas ao mundo do trabalho.

IV - A prática da professora está de acordo com a Constituição, uma vez que garante o direito do aluno da EJA à qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, as aulas devem ser pensadas e planejadas de forma a possibilitar o acesso e a permanência do aluno, o que implica necessariamente valorizar as experiências e os conhecimentos prévios dos alunos e considerar o vínculo entre educação, trabalho e práticas sociais e culturais.
Assinale a alternativa correta.


I e IV apenas


III apenas


IV apenas


I, II e IV apenas


III e II apenas

RESPONDER

Marcos Soares está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.