Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação,
qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. a avaliação somativa determina o grau de domínio do educando em uma determinada área do conhecimento, resultando em uma qualificação que poderá ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. considerando este contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: a avaliação somativa consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino. no entanto, é preciso diferenciá-la da avaliação classificatória, oriunda de uma concepção autoritária e excludente. porque é uma modalidade vinculada à noção de medida e relacionada à compreensão de que é possível aferir objetivamente as aprendizagens escolares. destaca-se, ainda, que, pior que uma avaliação classificatória, é a avaliação que não resulta em uma reflexão e/ou análise do desempenho dos educandos. a respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
heylivis
Ambas as afirmativas estão corretas, e a II é uma justificativa correta da I.
A avaliação somativa representa uma avaliação classificatória mais eficiente, já que possibilita que educador e educando tenham acesso a uma espécie de feedback após as práticas.
Diante disso, trata-se de um modelo efetivo, em relação aos tipos de avaliação, já que permite que as limitações e potencialidades sejam reconhecidas por ambas as partes.