Segundo hoffmann (2003), uma ação docente que prioriza a qualidade educacional consiste em uma prática

que pensa um processo de avaliação coerente. mas, para muitos profissionais, esta não é a primeira ideia que surge ao lidar com o termo avaliação. assinale a alternativa que distorce o ato de avaliar com coerência.

a primeira ideia que surge é de que o processo de avaliação não pode valorizar apenas as respostas corretas, sendo coerciva, mas considerar as atividades realizadas pelos alunos como forma de verificação do processo ensino, mostrando ao professor onde esse processo deve melhorar, favorecendo a aprendizagem do educando.

a primeira ideia que surge é a realização de provas no final do bimestre/trimestre/semestre. estas são utilizadas como critério de classificação que muitas vezes servem mais para excluir e rotular do que para favorecer uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem.

a primeira ideia que surge é a de conhecer as especificidades do processo de avaliação, pois um professor que não sabe avaliar não terá recursos para repensar sua própria prática e não conseguirá atender as necessidades de seus alunos da melhor forma possível.

a primeira ideia que passa pela mente de um profissional é a de pensar e repensar a qualidade de ensino, isto é, se a forma de ensinar gera ou não resultados positivos. em outras palavras, se o aluno aprendeu ou não o que lhe foi ensinado.

1 Resposta

  • Gustavopierro

    A primeira ideia que surge é a realização de provas no final do bimestre/trimestre/semestre. Estas são utilizadas como critério de classificação que muitas vezes servem mais para excluir e rotular do que para favorecer uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem.

    Bons estudos! :)

Clique aqui para adicionar a sua resposta.