Sobre as observações e entrevistas, Jorge Visca (1987), nos orienta que em todo o momento, a intenção

é permitir que a relação entre o sujeito e o psicopedagogo construa a entrevista de maneira única. Contudo, ele nos chama a atenção para alguns aspectos que devem nortear esses instrumentos. ​CEREZUELA, Cristina. Instrumentos e Avaliação Psicopedagógicos. Maringá: UniCesumar, 2020. Sobre as observações e entrevistas é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: A intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira estruturada e formal. Alternativa 2: A linguagem da criança só deve ser observada se ela estiver escrevendo suas respostas. Alternativa 3: Não devemos levar em consideração as áreas de expressão da conduta e os níveis de operatividade. Alternativa 4: A postura da criança em relação às perguntas devem ser anotadas e explicada no mesmo momento para a criança saber que está sendo avaliada. Alternativa 5: Interessa observar os conhecimentos do sujeito, bem como suas atitudes, suas expressões verbais e não-verbais, seus mecanismos de defesa, suas ansiedades, entre outras ações e respostas.

1 Resposta

  • RaquelGois

    Alternativa 5:

    Interessa observar os conhecimentos do sujeito, bem como suas atitudes, suas expressões verbais e não-verbais, seus mecanismos de defesa, suas ansiedades, entre outras ações e respostas.

    Explicação: Esta no livro na pag. 51 do livro INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO  PSICOPEDAGÓGICOS

    Em todo momento, a intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea, porém dirigida de forma experimental.  Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos  de defesa, ansiedades, áreas de expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical [...] (VISCA, 1987, p. 73).

Clique aqui para adicionar a sua resposta.