Tendo por base o conceito de que, na literatura, as palavras ultrapassam seus limites de significação,

observe os textos abaixo. I. Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros. (José de Alencar)
II. Era no tempo do rei.
Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo - O canto dos meirinhos -; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração). (Manuel Antônio de Almeida)
III. Ela tinha consciência de sua diferença. Desde pequena, ao ver recusadas as histórias que mandava para um jornal de Recife, pressentia que era porque nenhuma “contava os fatos necessários a uma história”, nenhuma relatava um acontecimento. Sabia também, já adulta, que poderia tornar mais “atraente” o seu texto se usasse, “por exemplo, algumas das coisas que emolduram uma vida ou uma coisa ou romance ou um personagem”. (Clarisse Fukelman)
IV. Depois da chuva do Jardim Zoológico, Olímpico não foi mais o mesmo: desembestara. E sem notar que ele próprio era de poucas palavras como convém a um homem sério, disse-lhe:
– Mas puxa vida! Você não abre o bico e nem tem assunto! (Clarice Lispector)
São literários apenas os seguintes textos:

1 Resposta

  • thayaraoliversantos

    Não sei só tou respondendo pra ganhar pontos

    Explicação:

    então desconsidere minha resposta

Clique aqui para adicionar a sua resposta.