Um dos problemas detectados no brasil pelo saeb (sistema nacional de avaliação da educação básica) do
inep) e pelo pisa (programa internacional de avaliação de alunos) da ocde e também na experiência de muitos educadores é o fato de que muitos alunos até chegam a se alfabetizar, mas não desenvolvem adequadamente suas habilidades de leitura e escrita ao longo do ensino fundamental. são alunos que têm baixo desempenho nas avaliações, dificuldade de compreender o que lêem e dificuldade de se expressar. (brasil, indicadores de qualidade da educação, 2006, p.15) com base nesse fragmento, podemos afirmar que:(a)se esses alunos foram alfabetizados, a escola não é responsável pela suas dificuldades em compreender a leitura ou expressarem o que leem. a escola já cumpriu plenamente seu papel.
(b) estar alfabetizado pressupõe, automaticamente, o desenvolvimento de competências e/ou habilidades para a leitura e a escrita. a escola não precisa oferecer situações que coloquem em jogo o desenvolvimento dessas habilidades.
(c) estar alfabetizado não pressupõe, automaticamente, o desenvolvimento de competências e/ou habilidades para a leitura e a escrita. a escola precisa oferecer diversas situações que coloquem em jogo o desenvolvimento dessas habilidades.
(d) estar alfabetizado pressupõe, automaticamente, o desenvolvimento de competências e/ou habilidades para a leitura e a escrita. a escola já cumpriu plenamente seu papel.
(e) se esses alunos tem dificuldades em compreender a leitura ou expressarem o que leem, eles não podem estar, em hipótese alguma, alfabetizados. esses dados estão equivocados.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
castrofiori
A alternativa correta é a letra C.
A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.
Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.
Bons estudos!