Uma avaliação mal elaborada pode levar o aluno a uma exclu

são social, se utilizada como processo de julgamento de valores. Na realização dela não se deve considerar apenas o saber momentâneo, mas também o aspecto socioemocional inerente ao contexto social e o ambiente no qual o aluno está inserido, o que pode resultar num distanciamento entre professor e aluno (PARANÁ, 2014). Como afirma Buriasco, a “avaliação mal conduzida pode ser ela mesma um dos fatores causadores do fracasso escolar”.

PARANÁ. Os desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produções Didático-Pedagógicas. Curitiba: Secretaria da Educação, 2014.

BURIASCO, R. L. C. Algumas considerações sobre Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 22, 2000, p. 158.

Sobre alguns tipos de avaliação assinale a alternativa correta.

a.
Uma avaliação diagnóstica serve somente para que o professor perceba o que os alunos já conhecem e, a partir daí, inicie o desenvolvimento de suas aulas.

b.
A avaliação diagnóstica é a única capaz de "orientar" o estudante, no sentido de guiá-lo, permitindo uma análise a respeito de suas aptidões, capacidades, habilidades e competências e os interesses necessários às futuras aquisições.



c.
A avaliação formativa tem como objetivo a atribuição de notas para os alunos a fim de determinar aqueles que estão aptos e os inaptos a prosseguirem os estudos.

d.
A avaliação somativa tem por objetivo contribuir para melhorar a aprendizagem em curso, informando o professor sobre as condições em que está se dando essa aprendizagem e instruindo o aprendente sobre seu próprio percurso, êxitos e dificuldades.

e.
A avaliação diagnóstica, prognóstica ou preditiva, em linhas gerais, pode ser definida como aquela que busca analisar se os estudantes possuem os pré-requisitos necessários para o estudo dos conceitos que estão prestes a ser explorados.

RESPONDER

Kellybachler está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.