Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando

ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas. O relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por outros povos. Sobre o etnocentrismo, assinale a alternativa INCORRETA: a) É a categoria central da antropologia, pois revela que as culturas devem ser relativizadas. b) Expressa uma apreensão, no plano do pensamento, da tendência que os grupos possuem de colocarem seus valores, visão de mundo e costumes como centro de tudo. c) Seu poder de explicação sobre as diferenças culturais está assegurado pela percepção do "outro" centrada no "eu". d) O barbarismo é uma forma de se atribuir a confusão, a desarticulação, a desordem ao "outro".

1 Resposta

  • Nathallya

    A região Centro-Oeste do Brasil é formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Essa região do país tem uma cultura muito rica e costumes bem peculiares.

    A cultura da região centro-oeste é uma mescla de elementos indígenas e das tradições dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Existem muitas manifestações populares típicas da região centro-oeste, como a Procissão do

Clique aqui para adicionar a sua resposta.