10. Faça uma pesquisa sobre as fontes picarescas de Memórias de um sargento de milícias. Você pode usar

10. Faça uma pesquisa sobre as fontes picarescas de
Memórias de um sargento de milícias. Você pode usar a bibliografia mencionada nos Diários de um Clássico. Em sua
pesquisa, procure levantar pontos de contato para estabelecer
uma comparação entre as obras.

11. Compare o primeiro capítulo da obra Lazarillo de Tormes
– um clássico da literatura picaresca espanhola – com o capítulo inicial de Memórias de um sargento de milícias [fonte para
pesquisa: GONZÁLEZ, Mário Miguel (Org.). Lazarilho de
Tormes. São Paulo: Editora 34, 2005]

12. O primeiro trecho, retirado da obra de Antonio Candido
e José Aderaldo Castello, traz uma série de termos que definiriam o Romantismo. Indique alguns pontos-chave abordados
pelos autores nessa definição.

13. Comente esses dois trechos de William Roberto Cereja e
Alfredo Bosi, respectivamente, tendo em vista o que foi visto
sobre Memórias de um sargento de milícias.
As origens populares dessa classe não condiziam com o refinamento da arte clássica, cuja compreensão exige conhecimento
das culturas grega e latina. A burguesia ansiava por uma literatura que enfocasse seu próprio tempo, seus problemas e sua
forma de viver. O romance, por relatar acontecimentos da vida
cotidiana e por dar vazão ao gosto burguês pela fantasia e pela
aventura, tornou-se o mais importante meio de expressão artística dessa classe.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas
e outras linguagens, 3. ed
São Paulo: Atual, 2005, p. 238-239.
Raros casos de extração humilde na fase romântica, como
Teixeira de Sousa e Manuel Antônio de Almeida, o primeiro
narrador de folhetim, o segundo, picaresco; ou do trovador popular Laurindo Rabelo.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira, 3. ed.
São Paulo: Cultrix, 1987. O Romantismo, p. 99-100.

14. Dos trechos lidos de Alfredo Bosi, ressalte as passagens
que falam mais especificamente da situação histórica e política
da época em que viveu Manuel Antônio de Almeida.

15. Nesta afirmativa, retirada da obra de Candido e Castello,
aborda-se um aspecto do Romantismo:
(O artista) Pula assim do círculo fechado de sua fantasia interior,
da sua realidade alimentada de idealizações e de fugas, luminosa
ou sombria, entre o bem e o mal, para as cogitações morais e espirituais, para a defesa das grandes causas sociais e da realidade.
Até onde essa afirmação se aplica a Memórias de um sargento de
milícias? Em que sentido essa obra não é totalmente romântica?

me ajud

1 Resposta

  • Marquinhos

    a Grécia Antiga)

    AllMovie 300 (em inglês) no Rotten Tomatoes Portal do cinema Portal da Grécia Antiga O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros

    Gênesis (categoria !Artigos bons na Wikipédia em dinamarquês)

    American Bible, da Conferência Americana de Bispos Católicos, esta passagem é aparentemente um empréstimos de lendas da antiga mitologia. Os filhos de Deus

    Teogonia (categoria Literatura da Grécia Antiga)

    Hesíodo no século VIII a.C., no qual o narrador é o próprio poeta.

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