A cultura está sempre em mudança, pois a sociedade ao decorrer dos tempos sofre mudanças e novos paradigmas são inseridos no contexto de cultura, assim como também são retirados. Contando, ainda, com a inervenção dos movimentos sociais tais como a ciência e a tecnologia. O Brasil é um forte exemplo disso: País multicultural. E temos o carnaval! Observe o quanto que o carnaval se modificou ao longo de sua história, embora tenha mantido sua simbologia, mas sua estética é outra. O que é cultura hoje, poderá não ser mais daqui a pouco: Aqui no rio Grande do Sul, era comum andarmos nas ruas com facas ou adagas nas bainhas dos cintos de couro. A faca sempre foi um componente da indumentária gaúcha, porém é proíbido andar nas ruas munido de facas ou até mesmo frequentar um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Assim como a cultura surge, ela também pode sofrer trasnformações e/ou manipulações, e temos a moda como exemplo: Os biquinis e maiôs na década de 50, veja como são hoje em dia. A música que foi ganhando novos elementos e novos rítmos e outros sendo esquecidos. A lingua... veja o quanto a nossa linguagem se modifica... quantas girias são introduzidas apenas em um ano e quantas são extinguidas. E na Grécia, há a mitologia dos deuses, porém o culto a esses deuses e semideuses como na denominada Grécia Antiga já não existe mais.
O que podemos considerar cultura estática é aquela que não houve alteração. É aquela que permanece tal qual como sua origem, e como exemplo, cita-se o Egito. O Egito com suas pirâmides e desenhos de pessoas sempre de lado, e a presença do faraó como um ser divino; são estáticos. A figura do Papa, no Vaticano.
1lauraa1
A cultura está sempre em mudança, pois a sociedade ao decorrer dos tempos sofre mudanças e novos paradigmas são inseridos no contexto de cultura, assim como também são retirados.
Contando, ainda, com a inervenção dos movimentos sociais tais como a ciência e a tecnologia.
O Brasil é um forte exemplo disso:
País multicultural. E temos o carnaval!
Observe o quanto que o carnaval se modificou ao longo de sua história, embora tenha mantido sua simbologia, mas sua estética é outra.
O que é cultura hoje, poderá não ser mais daqui a pouco:
Aqui no rio Grande do Sul, era comum andarmos nas ruas com facas ou adagas nas bainhas dos cintos de couro. A faca sempre foi um componente da indumentária gaúcha, porém é proíbido andar nas ruas munido de facas ou até mesmo frequentar um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
Assim como a cultura surge, ela também pode sofrer trasnformações e/ou manipulações, e temos a moda como exemplo:
Os biquinis e maiôs na década de 50, veja como são hoje em dia.
A música que foi ganhando novos elementos e novos rítmos e outros sendo esquecidos.
A lingua... veja o quanto a nossa linguagem se modifica... quantas girias são introduzidas apenas em um ano e quantas são extinguidas.
E na Grécia, há a mitologia dos deuses, porém o culto a esses deuses e semideuses como na denominada Grécia Antiga já não existe mais.
O que podemos considerar cultura estática é aquela que não houve alteração. É aquela que permanece tal qual como sua origem, e como exemplo, cita-se o Egito.
O Egito com suas pirâmides e desenhos de pessoas sempre de lado, e a presença do faraó como um ser divino; são estáticos.
A figura do Papa, no Vaticano.