Atividade 4: “Camilo pegou-lhe nas mãos, e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito, que
os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo.” Nesse trecho há um verbo no modo subjuntivo (que expressa dúvida, incerteza, possibilidade).Trata-se de:
( )olhou
( )tivesse
( ) era
( )jurou
Concordância Nominal e Verbal
Na elaboração da frase, as palavras relacionam-se umas com as outras. Ao se relacionarem, obedecem a alguns princípios. Um deles é o da concordância.
Concordância nominal é a concordância em gênero (flexão em masculino e feminino) e número (flexão em singular e plural) entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo.
Atividade 5:
Relacione a regra de concordância nominal com seu exemplo correspondente:
(a) Em relação aos termos “é necessário”, “é proibido” e suas variações, os adjetivos deles podem ficar invariáveis se não houver artigo explicitando o gênero e o número do substantivo a que eles se referem.
(b) Em relação aos termos “é necessário”, “é proibido” e suas variações, caso outros elementos acompanhem o substantivo, os adjetivos devem concordar em gênero e número.
( ) É necessário sabedoria.
( ) É proibida a entrada de animais.
( ) É necessária muita sabedoria.
( ) É proibido entrada de animais
ME AJUDEM!!! PFV
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
isabelly6840
Boa noite.
a) Não, pois ambos os pronomes apresentam funções diferentes ao relatarem palavras. Esse indica um substantivo anterior, enquanto este indica um que ainda irá aparecer.
b) Não. O pronome possessivo sua, no excerto acima, faz alusão a Camilo, e não á cartomante.
c) Não. O pronome ela aparece mais de uma vez no texto, mas em seu modo anafórico (repetição de termos), não indicava Rita, mas sim a cartomante (na fala de Rita).
d) Não. Onde se encontra o pronome lo, no último parágrafo, o pronome tem função de objeto, não fazendo alusão a Vilela, que é o sujeito da oração.
e) Correta. O pronome lhe substitui certamente dela, no início do último parágrafo, onde seria "as mãos dela".
Espero ter ajudado^^