GENTE ME AJUDEM É PARA AMANHÃA CONSTRUÇÃO DO TEXTO

GENTE ME AJUDEM É PARA AMANHÃ
A CONSTRUÇÃO DO TEXTO
11. A seguir, releia os trechos retirados do texto.
1. De primeiro impeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada, mas logo sor riu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é sim bolo de ternura e amor Sofreu mais d'alma que da ferida
2. A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida deu a haste ao desco nhecido, guardando consigo a ponta farpada
Para narrar a reação dos protagonistas, o autor faz escolhas de palavras que ajudam o leitor a construir suas primeiras impressões sobre as per sonagens do romance.
a) Analisando as palavras destacadas nos trechos, explique quais imagens ele pretende criar para cada personagem.
b) Busque no texto as características de Martim apontadas pelo narrador. Na sequência, explique qual representação da personagem é criada por essas construções. c) A descrição da protagonista é feita por meio de comparações. Escolha duas delas que retratem Iracema e, em seguida, explique as relações entre essas descrições e a visão idealizada do indígena no Romantis mo brasileiro.
É BOM RELEMBRAR Figuras de linguagem: comparação e metáfora Muito usadas em textos literários, a comparação e a metáfora podem até gerar dúvidas por serem muito parecidas, já que são construídas por meio de relações de identificação de semelhanças entre dois elementos. A comparação usa deter minados termos para comparar explicitamente especificidades de dois ou mais elementos. Já a metáfora faz uma equiparação de forma direta, sem o uso de co nectivos comparativos, criando semelhanças por meio de termos com significa dos diferentes daqueles com que estamos acostumados, como "lábios de mel".
12. Localize no texto ocorrências de comparação de características. Qual o efe to de sentido encontrado?
13. Ao longo do texto, o autor utiliza, reiteradamente, apostos, ou seja, term colocados em seguida de outros para explicá-los ou resumi-los, para reforç alguma característica de uma personagem ou de um lugar.
a) Copie duas ocorrências desse recurso.
b) Agora, explique o efeito de sentido causado pelo uso desse recurso.
15. Alencar tinha o projeto de criar um Romance Nacional, utilizando-se de construções que, à época, transgrediam a norma-padrão da língua portu guesa. Além disso, o autor lançou mão de muitas palavras ligadas ao voca bulário indígena e à natureza.

a) Copie do texto construções gramaticais e palavras que revelam esse objetivo do autor.

b) O que podemos supor sobre o objetivo do autor ao fazer uso dessas pa lavras e construções gramaticais?​

RESPONDER

soniayasminheinig está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.