(Mackenzie) Assinale a alternativa correta sobre Camões. O tema do desconcerto do mundo é um dos aspectos

característicos de sua poesia, presente, por exemplo, nos sonetos de inspiração petrarquiana.
Introduziu o estilo cultista em Portugal, em 1580, explorando antíteses e paradoxos nos poemas de temática religiosa.
Autor mais representativo da poesia medieval portuguesa, produziu, além de sonetos satíricos, a obra épica Os lusíadas.
Influenciado pelo Humanismo português, aderiu ao cânone clássico de composição poética, afastando-se, porém, das inovações métricas e dos modelos greco romanos.
Além de usar metros mais populares, utilizou-se da medida nova, especialmente nas redondilhas que recriam, poeticamente, um quadro harmônico da vida e do mundo.

1 Resposta

  • XXXTh

    Alternativa correta: a) O tema do desconcerto do mundo é um dos aspectos característicos de sua poesia, presente, por exemplo, nos sonetos de inspiração petrarquiana.

    Explicação:

    Luís de Camões é considerado o maior escritor do período do Classicismo e da literatura de língua portuguesa. Ele escreveu epopeias, poesias e obras de dramaturgia, em que explorou temas históricos, amorosos, existenciais e dramáticos da vida humana.

    Inspirado muitas vezes por trovas populares e cantigas medievais, Camões utilizou o estilo petrarquiano do escritor humanista italiano, Francesco Petrarca, para compor grande parte de sua obra.

    À Petrarca foi atribuído a disseminação do “soneto” (poema de forma fixa composto de quatorze versos, sendo dois quartetos e dois tercetos), com foco nos temas amorosos.

    O estilo de perfeição de Petrarca esteve voltado para uma linguagem simples com algumas inovações métricas, como o uso de versos hendecassílabos (verso composto de onze sílabas poéticas).

Clique aqui para adicionar a sua resposta.