O FUTURO É AGORA – 5G A tecnologia 5G é complexa e desafiadora. Para o diretor da Inatel, Carlos Nazareth

Motta Marins, ela é vista como disruptiva, por apresentar cenários diferentes dos oferecidos pela tecnologia atual. “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade. O tempo passou e tivemos várias mudanças, mas sempre voltadas à funcionalidade e ao aumento da comunicação de dados. O 5G é diferente, pois permite ir além”, conta. A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes. Segundo o diretor, o primeiro é o grande aumento da taxa de dados, que poderão ser até cem vezes maiores do que no sistema 4G. A outra possibilidade refere-se ao baixo tempo de latência da rede. Ou seja: a informação demora muito menos para chegar de um ponto a outro. “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil, com tempo de atraso tão pequeno que seria possível fazer uma cirurgia a distância, devido à conexão praticamente instantânea”, exemplifica. Por fim, o último cenário diz respeito ao número de usuários. Será possível ter muito mais usuários conectados à rede – e, nem sempre, humanos. “Atualmente, os aparelhos estão conectados a, no máximo, um ou dois equipamentos conectados. Espera- se que, após a mudança, cada usuário tenha um smartphone e outros dez aparelhos conectados a seu sistema de comunicação móvel”, explica. Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios não são consenso na comunidade acadêmica.
Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA” – dez 2019/jan/fev 2020, p.41.

1. Você percebeu que nesse texto o autor expõe uma avaliação sobre a tecnologia 5G, de forma objetiva? Que linguagem ele utiliza? *

1 ponto

A) Informal

B) Formal

TESE

Tese, do grego thesis, significa proposição intelectual. Por proposição, entendemos aquilo que se busca alcançar, objetivo, intuito, finalidade. Logo, é fácil afirmar agora que, se um texto argumentativo não tiver uma tese, esse texto não terá sua função cumprida, uma vez que o autor não apresentará sua intenção, posicionamento em relação ao que foi apresentado para discussão. É como em um debate. Se você não tem uma opinião sobre determinado assunto, você não participa, ativamente, dele. Portanto, se você não elaborou uma tese, você não produzirá, de forma satisfatória, um texto argumentativo.

2. Qual é a tese do texto lido? *

1 ponto

A) "Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios não são consenso na comunidade acadêmica."

B) "Espera- se que, após a mudança, cada usuário tenha um smartphone e outros dez aparelhos conectados a seu sistema de comunicação móvel."

3. Um ponto interessante nesse texto é que o autor, não sendo um especialista em tecnologia, trouxe para o texto a voz de uma autoridade no assunto, quem é ele? *

1 ponto

As Conjunções Coordenativas

Ou Conjunções Coordenadas, são as que ligam as orações coordenadas. Estas orações não dependem sintaticamente das outras, bem como ligam termos que têm a mesma função gramatical.

Leia os trechos retirados do texto e analise as conjunções destacadas:

A) "O tempo passou "e" tivemos várias mudanças, "mas" sempre voltadas à funcionalidade e ao aumento da comunicação de dados."
B) "O 5G é diferente, "pois" permite ir além”, conta.
C)" "Porém", apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios não são consenso na comunidade acadêmica."

4. Assinale a alternativa que classifica corretamente as conjunções analisadas: *

1 ponto

A) Aditiva; adversativa; explicativa; adversativa.

B) Aditiva; adversativa; adversativa; explicativa.

Orações coordenadas assindéticas e sindéticas

Orações coordenadas assindéticas são orações que não estão ligadas através de conjunções, mas sim através de uma pausa, normalmente simbolizada pela vírgula. ... Orações coordenadas sindéticas são orações que estão ligadas através de conjunções, chamadas conjunções coordenativas.

Leia a tirinha:

No último quadrinho, o personagem Calvin diz: “Eu sei, mas por que ele não pode ser injusto a meu favor?”. Esse período é composto por duas orações:

1. Eu sei
2. Mas porque ele não pode ser injusto a meu favor?

5. Assinale a alternativa correta sobre orações coordenadas sindética e assindética analisada acima: *

1 ponto

1 - Oração assindética 2- Oração Sindética Adversativa

1 -Oração Sindética Adversativa 2 - Oração assindética

Analise as orações coordenadas sindéticas abaixo.

I. Gosta de praia, mas também de montanha.
II. Tem fome, mas não come direito.

6. Marque a alternativa correta de acordo com a ideia apresentada em cada uma delas. *

1 ponto

a) I: Adição; II: Oposição

b) I: Adição; II: Conclusão

c) I: Explicação; II: Oposição.

d)I: Adição, II: Explicação.

INFOGRÁFICO - Aula 8

1 Resposta

  • Creusacosta

    algo que é distinto ,algo que é ao contrário o diferente

Clique aqui para adicionar a sua resposta.