"Geralmente, as atividades psíquicas que nos levam a inferir que à nossa frente, em determinado lugar, existe um o...
"Geralmente, as atividades psíquicas que nos levam a inferir que à nossa frente, em determinado lugar, existe um objeto com certo caráter não são conscientes, mas inconscientes. Em seu resultado, são equivalentes a uma conclusão (ou inferência), na medida em que a ação observada em nossos sentidos nos permite formar uma ideia quanto à possível causa dessa ação; embora, na realidade, invariavelmente apenas as atividades nervosas sejam percebidas diretamente, isto é, as ações, mas nunca os objetos externos." (VON HELMHOLTZ, Hermann Ludwig Ferdinand. Empiricismo na Percepção. In: HERRNSTEIN, R. J., BORING, E. G. Textos básicos em história da Psicologia. São Paulo: Herder, 1971. p. 187.)
Na passagem acima, Helmholtz discute o ato perceptivo e explica como funcionam as inferências inconscientes no momento que percebemos um objeto do mundo externo. Nas alternativas abaixo, assinale a incorreta:
A) O método de estudo das sensações proposto por Helmholtz era a Introspecção Experimental.
B) Helmholtz visava depurar a sensação e evitar inferências inconscientes.
C) O objetivo de Helmholtz era estudar apenas as inferências inconscientes.
D) A Introspecção Experimental de Helmholtz ajudou a PPsicologia a superar o veto kantiano relativo à objetividade dos estudos em Psicologia.
E) Ao aplicar a Introspecção Experimental, os psicólogos do século XIX procuravam garantir uma separação entre sujeito observador e objeto observado.