1) Freud foi duramente criticado com a publicação de Totem e Tabu, pois, segundo os antropólogos se tratava

de uma concepção antropológica não baseada em nenhuma das teorias conhecidas, nem em investigações científicas. Assinale a alternativa que não condiz com as noções apresentadas no texto: 4 pontos

a) Freud apresenta no texto a hipótese da criação dos dois tabus fundamentais do totemismo, que correspondem aos dois desejos recalcados do complexo de Édipo: o parricídio e o incesto.

b) Em Totem e Tabu é apresentada a lei que articula o desejo às alianças sexuais no grupo social, criada para garantir a sobrevivência do grupo.

c) Uma das ideias principais do texto é de que a humanidade teria surgido de um assassinato cometido em conjunto, o assassinato do pai.

d) O autor aponta que a partir da totemização do pai é instaurado o domínio da Lei que daria início à organização social, às restrições morais e religiosas.

e) Freud apresenta a hipótese de como o narcisismo e a agressividade surgem juntos no processo de constituição subjetiva.

2) O texto que marca a passagem da Primeira Tópica para a Segunda Tópica na teoria freudiana é:

4 pontos

a) Totem e Tabu

b) Introdução ao Narcisismo

c) A interpretação dos Sonhos

d) A Pulsão e suas Vicissitudes

e) O eu e o id

3) O conceito pulsão sexual, faz sua estreia na obra de Freud nos Três ensaios de teoria sexual (1905), ainda com uma certa indefinição com relação a ser psíquica ou não-psíquica. Assinale a alternativa contempla os desenvolvimentos freudianos sobre a noção de pulsão:

4 pontos

a) Trata-se de um conceito limítrofe entre o somático e o psíquico, e que articula o anímico e o corporal.

b) A pulsão é uma noção freudiana limítrofe entre o pré-consciente e o consciente, e que os articula.

c) A pulsão consiste nos estímulos internos somáticos, percebidos com maior atenção no período do sono.

d) Trata-se de uma noção que apresenta a articulação entre os processos encontrados no trabalho do sonho, a saber, condensação e deslocamento.

e) A pulsão é uma noção freudiana limítrofe entre o Supereu e o Eu, e que articula tais instâncias.

4) Freud utiliza os termos Impulso, fonte, objeto e alvo para montagem do conceito de pulsão, embora nenhum deles caracteriza a pulsão de forma isolada. Sobre a noção de objeto, é correto afirmar:

4 pontos

a) Diz respeito ao que a pulsão liga-se para possibilitar sua satisfação, e cuja aptidão peculiar para tal ligação está vinculada à história do sujeito, ao seu desejo e às suas fantasias.

b) Trata-se da essência da pulsão, e constitui-se como uma força inconstante, descarregada por um caminho motor, cujo alívio se dará se o estímulo na fonte corporal for eliminado através de uma ação.

c) Trata-se da satisfação que só será alcançada se o estímulo na fonte da pulsão for barrado ou impedido.

d) Consiste na essência da pulsão, e constitui-se como uma força constante, descarregada por um caminho motor, cujo alívio se dará se o estímulo na fonte corporal for eliminado através de uma ação.

e) Consiste nos estímulos internos que são representados na vida anímica pela pulsão, sem no entanto confundir-se com esta.

5) Freud avança muito em sua obra à medida que inicia sua auto análise. Um desses avanços, declara o valor universal de um fenômeno de infância que julgava ser particular. Assinale a alternativa correta.
a) Declara como valor universal a sexualidade infantil.
b) Declara como valor universal o apaixonamento pela mãe acompanhado de um ódio mortal dirigido ao pai.
c) Declara como valor universal o complexo de castração.
d) Declara como valor universal o apaixonamento pela mãe acompanhado de um amor incondicional ao pai.
e) Declara como valor universal o apaixonamento pelo pai acompanhado de um ódio mortal dirigido à mãe.

1 Resposta

  • Wanessa

    resposta: A, B, D, E, A

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.