6 - Acerca dos fenômenos estudados sobre Psicologia Jurídica, assim como seus núcleos de estudos.

Carla Pinheiro pontua que a “psicologia e a psiquiatria são áreas que tratam, sob enfoques e fundamentos diversos, fenômenos de uma mesma natureza” (2006, p. 41). PINHEIRO, C. Psicologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2016.
Assinale a alternativa correta.
I - As doenças mentais são o principal foco de estudo da Psiquiatria e um dos núcleos de estudo da Psicologia, ao lado do estudo do funcionamento mental dito saudável.
II - A Psicologia de fato é um ramo da Psiquiatria, e a chamada reforma Psiquiátrica é a luta dos Psicólogos para que a matéria se torne independente.
III - A Psicologia está acima da Psiquiatria no que diz respeito a estudos sistêmicos.
IV - A Psicologia estuda os sistemas de proteção das mais variadas espécies.
V - A Psicologia assim como a Psiquiatria, estuda as temáticas inconscientes e não focam nas doenças em questão.
7 - Diante da importância da psicologia para o direito de família e conforme Pinheiro (2016, p. 115), “no âmbito do direito de família, os temas mais relacionados à psicologia são a perícia psicológica e a assistência técnica”.
PINHEIRO, Carla. Psicologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 115
De acordo com tal informação e com o que foi estudado, assinale a alternativa correta.
I - A Psicologia se ocupa, então, na compreensão da personalidade dos atores envolvidos, no desenvolvimento da dinâmica familiar e social.
II - A Psicologia se ocupa, de eventuais problemas ocasionados pela falta de acompanhamento familiar.
III - A Psicologia jurídica se ocupa da compreensão de problemas relacionados à sociedade como um todo.
IV - A Psicologia se ocupa de entender a compreensão das ideias pessoais de cada um.
V - A Psicologia se ocupa de punir em síntese.
8 - Como evidenciamos na questão anterior, os casos que chegam ao conhecimento do poder público não são os números de casos que realmente ocorre, (PINHEIRO 2016 P. 223) pontua que muitos casos não chegam ao poder público por uma inércia familiar e também da vítima.
PINHEIRO, Carla. Psicologia jurídica. 7. Rio de Janeiro Atlas 2015.
Com base no exposto assinale a alternativa correta.
I - O motivo que leva a esse acontecimento é exclusivamente o medo que as vítimas têm de levar o caso à tona.
II - Um dos principais motivos é que normalmente ocorre envolvimento de familiares, existem poucas probabilidades de que a vítima se manifeste, seja por motivos afetivos ou por medo do agressor.
III - O motivo mais comum é que normalmente a vítima não conhece o abusador, não existe, portanto uma maneira de encontrá-lo e a ele imputar tal crime.
IV - Os motivos são vários, porém observa-se que os abusadores exercem papel de destaque socialmente, sendo difícil sua responsabilização.
V - Um dos principais motivos é financeiro, quase que exclusivamente os abusadores dependem financeiramente de quem os abusou.
9 - Em relação à atuação do profissional da psicologia junto o direito penal e sua aplicabilidade prática, Serafim (2014, p. 120) aponta que os profissionais integram o Núcleo de Atendimento Multidisciplinar, tendo várias atribuições.
SERAFIM, Antonio de Pádua. Psicologia e prática forense . 2. ed. São Paulo Manole 2014.
Dentre essas atribuições, assinale a alternativa correta.
Justificativa:
I - O núcleo citado objetiva testes acerca do atendimento multidisciplinar exclusivamente de detentas mulheres.
II - Dentre várias atribuições, o núcleo citado destaque-se ao avaliar a evolução de cada paciente/detento preso, desenvolvendo ações para a melhoria de seu processo de evolução.
III - O núcleo citado objetiva exclusivamente testes acerca da sanidade mental dos agentes.
IV - Dentre as várias atribuições, se destaca o investimento nos tratamentos de eletrochoque por sua relevância.
V - Dentre os vários tratamentos e atribuições, se destaca a parceria com áreas, como as empresariais, subsidiando que as empresas invistam em manicômios.
10 - Acerca da origem dos estudos em filosofia suas acepções e sua importância originando o pensamento acerca das matérias, conforme Carla Pinheiro, “As raízes da psicologia no ocidente podem ser encontradas nos grandes filósofos da Grécia antiga. Os mais famosos entre eles, Sócrates, Platão e Aristóteles” (2006 p. 27).
PINHEIRO, C. Psicologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2016.
Conforme o pensamento de Sócrates, é correto afirmar:
I - Sócrates postulava que a principal característica humana era a razão.
II - Para Sócrates, o homem era um animal irracional, porém sentimental.
III- Para Sócrates, a Psicologia era um emaranhado de questões a serem resolvidas na psique humana.
IV - Para Sócrates, o direito surgiu em Roma e o pensamento crítico não se faz necessário visto que a matéria até hoje trata apenas de sanção.
V - Para Sócrates, a fase pré-socrática não teve relevância em seus estudos assim como em seu pensamento. Para Sócrates, a revolução da ciência foi feita a partir de seus estudos.

1 Resposta

  • neireoliveira

    É necessário aplicar a psicologia na área da enfermagem para que os futuros profissionais possam aprender e compreender um novo olhar ao estabelecer seu relacionamento com o paciente e também seus familiares, e não deixar essas práticas somente com o profissional da área de assistência social.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.