A contribuição de Arthur Ramos (1936) para o desenvolvimento da Psicologia Social e das perspectivas teóricas

sobre os fenômenos psicológicos no Brasil é inegável, por seu caráter histórico e, em alguma medida, pioneiro. Examine as afirmativas abaixo e, depois, atribua V para aquelas que são verdadeiras e F para aquelas que são falsas. 01 - A dicotomia objetividade - subjetividade pode ser localizada na obra de Arthur Ramos (1936) pelo fato de o autor tematizar a influência do meio ambiente sobre o indivíduo, estabelecendo, assim, duas entidades distintas: a sociedade e o indivíduo.

02 - A contribuição de Silvia Lane (1981; 1984) ao estudos dos processos e dos fenômenos psicológicos reside em a autora servir-se do referencial Sócio-Histórico para demonstrar que o indivíduo não está separado da sociedade, uma vez que, enquanto sujeito, ele é constituído pelo social.

03 - Em toda e qualquer abordagem dos fenômenos psicológicos e dos processos psicológicos básicos, a dicotomia indivíduo - sociedade será encontrada, uma vez que não é possível estudar Psicologia em uma perspectiva interacionista ou não excludente

RESPONDER

Joaoguiopdsfze está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.