A emergência psiquiátrica envolve situações de alteração do pensamento, alteração comportamental
grave que se dá em razão do surgimento de quadros psiquiátricos (funcionais ou orgânicos) e em função do uso abusivo de álcool e outras drogas. Nesse cenário, o enfermeiro deve adotar determinadas condutas, EXCETO: a.Na primeira abordagem em emergências relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, o enfermeiro deve investigar sobre a(s) droga(s) utilizada(s), tempo de uso e quantidade e promover estabilização clínica, mantendo o usuário em decúbito lateral, medindo a glicemia, aferindo os sinais vitais e avaliando o estado de consciência do usuário.
b.
Nas emergências psiquiátricas por transtornos psicóticos, o enfermeiro deve demostrar claramente sua disponibilidade e interesse pelo usuário, mantendo postura discreta e empática durante o acolhimento e escuta qualificada da pessoa a ser assistida. Durante o atendimento, deve evitar qualquer comentário ou indício não verbal que possa ser traduzido pelo usuário como julgamento sobre seu discurso ou comportamento.
c.
No atendimento a pessoas que apresentam comportamento suicida, o enfermeiro deve acionar, imediatamente, a presença do médico, para que este prescreva a contenção física. Essa é uma medida de precaução contra nova tentativa de autoextermínio.
d.
Nos atendimentos de emergência psiquiátrica em crianças e adolescentes, o enfermeiro deve priorizar o acolhimento com a prática da empatia, para assegurar a integralidade do atendimento. É importante envolver não só a criança ou o adolescente, mas sua família na discussão do projeto terapêutico.
e.
Durante o manejo do paciente agitado, o objetivo da abordagem não é apenas a tranquilização do paciente, mas identificar e abordar a causa dessa agitação.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
1lauraa1
A chamada do médico para a prescrição da contenção física é um processo que pode agitar o paciente e gerar problemáticas complexas. A investigação dos processos deve ser fundamentada junto do acolhimento e da busca pelo auto-cuidado. A alternativa C é incorreta.
Deste modo, apesar da maioria das drogas produzirem um estímulo, outras abaixam, como por exemplo o álcool, ou remédios para dormir e antidepressivos sem prescrição médica.
Por isso, é importante que o enfermeiro avalie como o paciente está reagindo a esses efeitos para que ele possa instruir a equipe a cuidar desse caso até a chegada do médico que também deve utilizar do auto cuidado.