A História da Saúde Pública no Brasil tem sido marcada por sucessivas reorganizações administrativas

e edições de muitas normas. Da instalação da colônia até a década de 1930, as ações eram desenvolvidas sem significativa organização institucional. A partir daí iniciou-se uma série de transformações, ou melhor, foram criados e extintos diversos órgãos de prevenção e controle de doenças, culminando, em 1991, com a criação da Fundação Nacional de Saúde. FUNASA. Cronologia histórica da saúde pública. FUNASA, 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2021.

Para compreendermos melhor o cenário no qual a saúde pública do Brasil se encontra atualmente, é necessário conhecer o seu passado. Com base em seus conhecimentos sobre o histórico da saúde pública brasileira, analise as afirmativas a seguir:

I. A vinda da família real ao Brasil no século XIX trouxe avanços para a saúde da população. Uma vez que a corte portuguesa se instalaria no país, seria necessário promover melhorias nas condições sanitárias do Brasil, que até então eram muito precárias.

II. As Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) surgiram a partir da lei Eloy Chaves de 1923, visando garantir pensão aos trabalhadores em caso de algum acidente ou afastamento do trabalho por doença, e uma futura aposentadoria.

III. Com a criação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) em 1932, todo cidadão brasileiro passou a ter direito ao acesso aos serviços de saúde, sem necessariamente ser contribuinte.

IV. A VIII Conferência Nacional de Saúde difundiu a proposta da reforma sanitária, consagrando um conceito ampliado de saúde e reconhecendo a mesma como direito universal e dever do Estado.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
II e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.