“a importância da comunicação pré-verbal e sua influência na aquisição da linguagem são uma realidade

reconhecida unanimemente. nos primeiros meses de vida, ocorrem intercâmbios comunicativos ente o adulto e o bebê mediante expressões primitivas pelas quais um e outro regulam mutuamente seu comportamento. esses significados organizam-se em torno das rotinas de vida diária do recém-nascido. dessa forma, vai se constituindo uma relação social básica entre o bebê e o adulto, na qual este adapta sua conduta ao que observa ou atribui à criança.”
coll c.; marchesi a.; palacios j. desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. porto alegre: artmed, 2004. p. 177.

levando em consideração o estudado no textos-base 02, sobre as primeiras interações da criança surda com o adulto, leia as sentenças a seguir, assinalando v para as afirmativas verdadeiras e f para as afirmativas falsas.

i. ( ) a interação emocional é percebida pela criança surda através de um conjunto de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, movimentos estes que adquirem para a criança que não ouve uma importância equivalente à da voz.

ii. ( ) a única forma de interação com a criança surda é apenas pela comunicação na modalidade auditiva.

iii.( ) o ambiente físico é outro fator importante a ser considerado. em um ambiente escuro a criança surda fica isolada pois, além de não ouvir, não tem mais a referência visual da mãe.

iv. ( ) a criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente em um ambiente assim.

1 Resposta

  • FerSilva

    opcao A, sendo verdadeiras somente as opçoes I, III, IV

Clique aqui para adicionar a sua resposta.